segunda-feira, 27 de maio de 2013

PROJETO MUSICALIZAÇÃO NA ESCOLA




PROJETO MUSICALIZAÇÃO NA ESCOLA DOMINGOS JAGUARIBE
Professora de ARTE= MARIA JOSÉ DE GOUVÊA=MARY JOE
 1º ANO

OBJETIVO GERAL
Dar ao aluno a oportunidade de descobrir ou redescobrir à medida que toma consciência do mundo sonoro que está ao seu redor, procurando integrar-se a esse universo sonoro objetivando o desenvolvimento da expressão da individualidade através da MÚSICA.

CONTEÚDO 1º BIMESTRE
Canções infantis com acompanhamento de violão ou teclado
Exercícios rítmicos.
Intensidade/Forte.
Intensidade/Fraco.

CONTEÚDO 2º BIMESTRE
Canções infantis com acompanhamento de violão ou teclado
Exercícios rítmicos.
Timbre.
Instrumentos musicais de orquestra, bandas, fanfarras e escola de samba
Sonorização e identificação dos intrumentos através de jogos e brincadeiras.

CONTEÚDO 3º BIMESTRE
Canções infantis. Exercícios rítmicos.
Iniciação a Flauta doce. (com os nomes das notas (sol, la,si,do2 e re2)  e suas posições no instrumento(flauta doce)
Altura.
Clave de Sol
Sons agudos.
Sons graves.
Prática instrumental- 9ª. Sinfonia de Beethoven-(somente com os nomes das notas e posições na flauta)

CONTEÚDO 4º BIMESTRE
Canções infantis.
Exercícios rítmicos.
Flauta doce. (lendo as notas acima no pentagrama- jogo no pentatapete)
Duração.Som curto.Som longo.
Duração/Leitura. 9ª.Sinfonia de Beethoven e Asa Branca
 


JOGOS MUSICAIS:
Pentatapete (criado pela professora)
Memória dos instrumentos, em EVA
 Memória dos Nomes das notas, em EVA, madeira (pirografada),
Memória, quebra-cabeça, jogo da velha (claves de sol, fa e dó), Figuras musicais, partes das figuras e pausas.
Escadinha de DO+
Jogos sonoros-Descobrir que som é esse. (natureza, objetos, percussão, instrumentos melódicos, pessoas(feminino=adulto/criança, masculino=adulto/criança) .Vida e obras de compositores a escolha. (Beethoven-Luiz Gonzaga,Vinicius de Morais)

AVALIAÇÃO
Global, contínua e diária através da observação direta da (o) educadora (o) sobre a participação e envolvimento do aluno com os jogos, exercícios, prática instrumental e registros no caderno.
 2º ANO
OBJETIVO GERAL
• Desenvolver as potencialidades musicais do educando, respeitando sua assimilação natural de suas faculdades.
• Relacionar o mundo interior/exterior através da música, com aspectos teórico/prático a serem considerados na Educação Musical: altura, intensidade, duração e timbre.

CONTEÚDO 1º BIMESTRE
• O som.
• Reprodução do som.
• Representação gráfica do som.
• Jogos sonoros através dos recursos do teclado/violão
• Timbre.
• Iniciação a Flauta Doce- Músicas- 9ª. Sinfonia de Beethoven e Asa branca de Luiz Gonzaga.        
.Canções – cânones, infantis, folclóricas, hinos,
.Vida e obras de compositores a escolha. (Beethoven-Luiz Gonzaga, Vinicius de Morais) ·.



CONTEÚDO 2º BIMESTRE
• Os Instrumentos Musicais.
• Apreciação Musical. (Música clássica e músicas regionáis ou sertanejas)
• Duração.
• Gráficos de Duração.
• Prática instrumental-Flauta Doce.

CONTEÚDO 3º BIMESTRE
• Percepção (Duração).
• Quadro de Figuras musicais
• Memorização através do RAP DA BOLINHA (Figuras de Notas).
• Escrita Musical no pentagrama (Duração)
•Prática instrumental- Flauta Doce.

CONTEÚDO 4º BIMESTRE
• Relação: Gráfico/Figura.
• Composição (Duração).
• Altura.
• Gráficos de Altura. Exercícios no caderno
•Pratica instrumental- Flauta Doce. 

AVALIAÇÃO Global, contínua e diária através da observação direta da educadora sobre a participação e envolvimento do aluno com os jogos, exercícios, prática instrumental e registros no caderno.

 3º ANO
OBJETIVO GERAL
• Desenvolver as potencialidades musicais do educando, respeitando sua assimilação natural de suas faculdades.
• Relacionar o mundo interior/exterior através da música, com aspectos teórico/prático a serem considerados na Educação Musical: altura, intensidade, duração e timbre.

CONTEÚDO 1º BIMESTRE
• Relação (Duração/Altura).
• Percepção (Altura/Duração).
• As Notas Musicais.
• Leitura de Notas (Gráficos).
• Leitura de Notas (Criação).
• Prática instrumental-Flauta Doce.








CONTEÚDO 2º BIMESTRE
• Direção do Som.
• Criação (Direção).
• Percepção (Altura).
• Notação Musical.
• A Pauta Musical.
• Prática instrumental-Flauta Doce.                                                                                                              .Canções – cânones, infantis, folclóricas, hinos,

CONTEÚDO 3º BIMESTRE
• Pentagrama (Linhas e Espaços).
• Brincadeira Musical (Pauta).
• Memorização (Linhas e Espaços). • Movimento Sonoro.
• Memorização ( Ascendente e Descendente ).
•Pratica instrumental- Flauta Doce.                                                                                             Figuras musicais com seus valores positivos e negativos (pausas). Vida e obras de compositores a escolha. (Beethoven-Luiz Gonzaga, Vinicius de Morais) ·.                                                                                                                              
Elaboração e construção de instrumentos musicais com materiais alternativos

CONTEÚDO 4º BIMESTRE
• Escala de Dó Maior
• Escala Ascendente.
• Escala Descendente.
• Brincadeira Musical.
• Relação de Vizinhança.
•Prática instrumental- Flauta Doce.
AVALIAÇÃO Global, contínua e diária através da observação direta da educadora sobre a participação e envolvimento do aluno com os jogos, exercícios, prática instrumental e registros no caderno.

 4º ANO
OBJETIVO GERAL
• Desenvolver as potencialidades musicais do educando, respeitando sua assimilação natural de suas faculdades.
• Relacionar o mundo interior/exterior através da música, com aspectos teórico/prático a serem considerados na Educação Musical: altura, intensidade, duração e timbre.



CONTEÚDO 1º BIMESTRE
• Brincadeira Musical (Relação de Vizinhança).
• Sons Vizinhos.
• Notas no Pentagrama
• Leitura Relativa (Notas Seguidas).
• Flauta Doce. (ou o instrumento que o aluno esteja aprendendo a tocar e que possa trazer para a aula de Arte/Música.
Canções – cânones, folclóricas, hinos,

CONTEÚDO 2º BIMESTRE
• Leitura Relativa (Notas Repetidas).
• Leitura Relativa (Notas Puladas).
• Clave de Sol.
• Flauta Doce.

CONTEÚDO 3º BIMESTRE.
+ Figuras de rítmo- semibrebe, mínima, semínima e colcheia e suas pausas. . .  +Como é uma partitura de percussão.
+ Flauta Doce.                                                                                                              + Elaboração e construção de jogos musicais
.                                                      Vida e obras de compositores a escolha. (Beethoven-Luiz Gonzaga, Vinicius de Morais)

CONTEÚDO 4º BIMESTRE
• Nomenclatura (Notas musicais de DÓ até o FA2 no pentagrama e execução na flauta).
• Leitura de Notas na Clave de Sol.
• Flauta Doce.
Elaboração e construção de instrumentos musicais com materiais alternativos.

AVALIAÇÃO
Global, contínua e diária através da observação direta da educadora sobre a participação e envolvimento do aluno com os jogos, exercícios, prática instrumental e registros no caderno.
5º ANO
OBJETIVO GERAL
• Desenvolver as potencialidades musicais do educando, respeitando sua assimilação natural de suas faculdades.
• Relacionar o mundo interior/exterior através da música, com aspectos teórico/prático a serem considerados na Educação Musical: altura, intensidade, duração e timbre.



CONTEÚDO 1º BIMESTRE
• Ritmo: Movimento.
• Ritmo: Pulsação.
• Percepção Rítmica.
• Ritmo: Escrita.
• Movimento Rítmico.
• Flauta Doce.                                                                                                                          .Vida e obras de compositores a escolha. (Beethoven-Luiz Gonzaga, Vinicius de Morais)

CONTEÚDO 2º BIMESTRE
• Pausa.
• Quadro com Figuras de Pausas.
• Memorização: Pausas.
• Intensidade.
• Acento.
• Ritmos Básicos.
• Flauta Doce.

CONTEÚDO 3º BIMESTRE
• Tipos de Compassos.
• Fórmula de Compasso.
• Percepção Rítmica.
• Percepção: Fórmula de Compasso.
• Flauta Doce.
Elaboração e construção de jogos musicais com materiais alternativos

CONTEÚDO 4º BIMESTRE
• Melodia.
• Andamento.
• Criação: Melodia.
• Composição.
• Flauta Doce.
Elaboração e construção de instrumentos musicais com materiais alternativos

AVALIAÇÃO Global, contínua e diária através da observação direta da educadora sobre a participação e envolvimento do aluno com os jogos, exercícios, prática instrumental e registros no caderno.




Obs: Os alunos não foram obrigados a adquirir flauta para a participação. Somente a quem se interessava era dada a oportunidade para aprender a toca-la. Trabalhei somente com a clave de sol porem deixei claro que existe as outras e mostrei na lousa  e nos jogos mas não as pedi em nenhum exercício.As notas no pentagrama foram de DÓ até o FA2 como mencionei acima. As figuras musicais foram trabalhadas somente com as quatro primeiras com suas respectivas pausas. Nenhm bemol e nenhum sustenido foram trabalhados, mas também foram mencionados sem compromisso de aprendizagem no final do ano.                                                                             Aos alunos dos 1º-s anos, a flauta foi introduzida na aprendizagem musical somente no 2º- Semestre da mesma forma que as outras séries iniciaram: somente nome das cinco notas de si a re2 por conta do uso da mão esquerda. Os alunos que faziam curso se violão, estimulei-os a acompanhar algumas músicas como a da Asa Branca, Uma letra dada à melodia da 9ª. Sinfonia de Beethoven e finalmente a canção final Noite Feliz.

Na internet voce já encontra muitas ideias dos nossos colegas que deixam a disposição para imprimir e utilizar como exercícios com pentagrama, caça nota, enfim. Foi por isso; vendo essa generosidade que resolvi expor para meus companheiros e companheiras de atividade musical o que venho realizando com meus alunos. Usem como desejarem, passe a idéia para frente do que der certo com você também e me mandem outras idéias também.

Mary Joe


Nenhum comentário:

Postar um comentário