PROJETO: ALIMENTO SAUDÁVEL
Disciplinas:Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade, Artes, Matemática, Música e Movimento.
Duração: 2º Semestre
Estágio: 1 ano do Ensino Fundamental.
JUSTIFICATIVA
JUSTIFICATIVA
A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha um papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação.
A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupõe a integração de ações em três pontos fundamentais:
·
Ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por
meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais;
·
Ações de apoio à adoção de práticas saudáveis por meio da oferta
de uma alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar.
·
Ações de proteção à alimentação saudável, por meio de medidas que evitem a exposição da comunidade escolar
a práticas alimentares inadequadas.
OBJETIVOS:
·
Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua
contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e
educativa;
·
Pesquisar e registrar sobre
a alimentação da família;
·
Buscar informações em diferentes fontes, verificar e comprovar hipóteses feitas sobre o
assunto;
·
Identificar semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares
dos alunos;
·
Refletir sobre as sua ações diárias em relação a sua saúde, o que
engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;
·
Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual
e coletivo;
·
Valorizar o momento reservado à alimentação;
·
Ampliar os conhecimentos sobre os
tipos de alimentos;
·
Estimular
os bons hábitos alimentares ressaltando a importância de
uma alimentação variada;
uma alimentação variada;
·
Identificar, cores, texturas, formas,
quantidades;
·
Ampliar o vocabulário;
ÁREAS DO
CONHECIMENTO/CONTEÚDO
Linguagem oral e escrita
·
Roda
de conversa sobre a importância da ingestão de frutas,
legumes, verduras e alimentos lácteos para a saúde bem como a necessidade de higienizarmos os alimentos
legumes, verduras e alimentos lácteos para a saúde bem como a necessidade de higienizarmos os alimentos
·
Contos:
Que Festa! – O garoto que queria comer de cabeça para baixo
· Poema - A laranjeira
·
Histórias:
Coleção Frutolândia – diferentes histórias de frutas, legumes e verduras.
·
Adivinhas.
·
Interpretações pessoais.
·
Pseudoleitura.
·
Narração de fatos.
·
Escrita espontânea.
·
Reconhecimento de letras.
·
Leitura oral de gêneros
textuais instrucionais.
·
Reconto.
·
Escrita espontânea.
·
Formação de palavras por
troca de letras.
·
Produção textual coletiva.
·
Brincadeiras
com o corpo- Batata quente.
·
Dançar conforme o ritmo das músicas.
·
Parlendas:
Um, dois, feijão com arroz e marcar as figuras que aparecem
no texto.
no texto.
Linguagem matemática
- Sistema de numeração (identificação, traçado e contagem)
- Grandezas e medidas
- Agrupamentos
. Situações problemas
- Sistema monetário
- Seriação:
- Semelhança/diferença
- Jogo da memória de frutas e legumes
- Quebra cabeça
- Simetria das frutas e legumes
- Jogo de
dado de frutas (Jogar dado e ir marcando a quantidade no
gráfico conforme a fruta tirada) - Contagem
de quantas frutas recebeu de casa, quantas iguais, quantas
da mesma cor, etc. - Ligar o
número a quantidade de frutas e alimentos mostrados no desenho.
Artes.
- Linguagem visual
- Poesia
- Música
- Modelagem
- Pintura, recorte e colagem de frutas e legumes
- Desenho
- Fazer maçã de garrafa pet- pintura com guache
- Pintar boneco articulado de batata
- Desenhos com interferência e sem
- Pintar rolos de papel higiênico para se transformar em tronco da árvore
- Fazer um sorvete com papel amassado
- Alinhavo
- Massinha ou argila para modelar alimentos
- Murais
- Quebra
cabeças
Natureza e sociedade
·
Nosso
corpo (higiene corporal)
·
Meio ambiente (produção de alimentos)
·
Vegetais
·
Nutrição e desnutrição
·
Modos de alimentação dos grupos sociais;
·
Tempo
(preparo e conservação)
ESTRATÉGIAS
Roda de conversa
Cozinha experimental
Músicas
Teatro (vendinha)
Pesquisas em diversas fontes
(revistas, livros de receitas infantis, internet, vídeo...)
Recorte, colagem e modelagem
Desenho livre
Alfabeto Móvel
Sucatas
Brincadeiras: Percepção
visual: Esconder uma fruta e a criança deverá adivinhar
Olfativa: Tampar os olhos da criança ela deve adivinhar qual a fruta pelo olfato
Gustativa: Experimentar falando se é doce ou azeda, ou amarga.
Grupo- Cada criança deve falar o nome de uma fruta que conhece
Jogar o dado e ir tirando ou colocando quantidade de frutas ou legumes
que saiu no dado, também se é fruta de árvore ou terra.
Teatro de fantoches das frutas e legumes
Olfativa: Tampar os olhos da criança ela deve adivinhar qual a fruta pelo olfato
Gustativa: Experimentar falando se é doce ou azeda, ou amarga.
Grupo- Cada criança deve falar o nome de uma fruta que conhece
Jogar o dado e ir tirando ou colocando quantidade de frutas ou legumes
que saiu no dado, também se é fruta de árvore ou terra.
Teatro de fantoches das frutas e legumes
METODOLOGIA
- Conversa e registro (desenhos) sobre a alimentação preferida das crianças;
- Registro dos alimentos mais consumidos na
família;
- Identificação de semelhanças e diferenças
entre hábitos alimentares dos alunos;
- Construção de charadas que misturem
informações sobre formas, cores e tamanhos das frutas, verduras e legumes;
- Construção de jogo da memória a partir de
imagens de frutas, verduras e legumes recortadas pelos alunos;
- Identificação de frutas, verduras e
legumes através do olfato e tato, utilizando a caixa surpresa;
- Análise das obras do pintor Archiboldo
Giuseppe e Aldemir Martins que utilizou frutas, verduras e legumes na
construção das suas obras;
- Solicitar que cada aluno traga de casa
uma fruta, verdura ou legumes e conversar sobre as preferências através da
degustação;
- Trabalhar
com recorte de frutas, verduras e legumes e pedir que os alunos construam
um prato que represente uma alimentação saudável;
- Utilização
da horta para plantação das hortaliças de rápido crescimento, fazendo a avaliação
semanal com registro;
- Palestra
com uma nutricionista;
- Visitar uma feira ou sacolão;
- Preparar e degustar receitas saudáveis;
- Promover
pesquisas de figuras e dicas de alimentação saudável;
- Confeccionar
um livro de receitas baseado na história “A Cesta da dona Maricota”
PRODUTO FINAL
Finalizaremos o projeto com a elaboração de um livro contendo todo o trabalho realizado pelos alunos. Com um momento de degustação das receitas trabalhadas e apresentação dos trabalhos desenvolvidos aos pais.
AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá de forma coletiva, com a participação do grupo. Neste momento os alunos se posicionarão sobre os pontos positivos e negativos do projeto, traduzida em relatos expostos na sala em espaço especialmente organizado e também através de relatório organizado pelas professoras.
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