segunda-feira, 27 de maio de 2013

PROJETO: ALIMENTO SAUDÁVEL



PROJETO: ALIMENTO SAUDÁVEL

Disciplinas:
 
Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade, Artes, Matemática, Música e Movimento.

Duração: 2º Semestre
Estágio: 1 ano do Ensino Fundamental.

JUSTIFICATIVA

A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha um papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação.
A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupõe a integração de ações em três pontos fundamentais:
·         Ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais;
·         Ações de apoio à adoção de práticas saudáveis por meio da oferta de uma alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar.
·         Ações de proteção à alimentação saudável, por meio de medidas que       evitem a exposição da comunidade escolar a práticas alimentares inadequadas.


 OBJETIVOS:

·         Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa;

·          Pesquisar e registrar sobre a alimentação da família;

·         Buscar informações em diferentes fontes,  verificar e comprovar hipóteses feitas sobre o assunto;

·         Identificar semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares dos alunos;

·         Refletir sobre as sua ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;

·         Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;

·         Valorizar o momento reservado à alimentação;

·          Ampliar os conhecimentos sobre os tipos de alimentos;

·         Estimular os bons hábitos alimentares ressaltando a importância de
uma alimentação variada;

·          Identificar, cores, texturas, formas, quantidades;

·          Ampliar o vocabulário;














ÁREAS DO CONHECIMENTO/CONTEÚDO

 Linguagem oral e escrita

·               Roda de conversa sobre a importância da ingestão de frutas,
 legumes, verduras e alimentos lácteos para a saúde bem como a necessidade de higienizarmos os alimentos
·               Contos: Que Festa! – O garoto que queria comer de cabeça para baixo
·     Poema - A laranjeira
·        Histórias: Coleção Frutolândia – diferentes histórias de frutas, legumes e verduras.
·        Adivinhas.
·        Interpretações pessoais.
·         Pseudoleitura.
·         Narração de fatos.
·         Escrita espontânea.
·         Reconhecimento de letras.
·         Leitura oral de gêneros textuais instrucionais.
·         Reconto.
·         Escrita espontânea.
·         Formação de palavras por troca de letras.
·         Produção textual coletiva.
·        Brincadeiras com o corpo- Batata quente.
·         Dançar conforme o ritmo das músicas.
·        Parlendas: Um, dois, feijão com arroz e marcar as figuras que aparecem
no texto.  


 Linguagem matemática

  • Sistema de numeração (identificação, traçado e contagem)
  • Grandezas e medidas
  • Agrupamentos
      .    Situações problemas
  •  Sistema monetário
  • Seriação:
  • Semelhança/diferença
  • Jogo da memória de frutas e legumes
  • Quebra cabeça
  • Simetria das frutas e legumes
  • Jogo de dado de frutas (Jogar dado e ir marcando a quantidade no
    gráfico conforme a fruta tirada)
  • Contagem de quantas frutas recebeu de casa, quantas iguais, quantas
     da mesma cor, etc.
  • Ligar o número a quantidade de frutas e alimentos mostrados no desenho.

                  
    Artes.

  • Linguagem visual
  •  Poesia
  •  Música
  •  Modelagem
  •  Pintura, recorte e colagem de frutas e legumes
  •  Desenho
  • Fazer maçã de garrafa pet- pintura com guache
  • Pintar boneco articulado de batata
  • Desenhos com interferência e sem
  • Pintar rolos de papel higiênico para se transformar em tronco da árvore
  • Fazer um sorvete com papel amassado
  • Alinhavo
  • Massinha ou argila para modelar alimentos
  • Murais
  • Quebra cabeças

 Natureza e sociedade

·         Nosso corpo (higiene corporal)
·          Meio ambiente (produção de alimentos)
·          Vegetais
·          Nutrição e desnutrição
·          Modos de alimentação dos grupos sociais;
·         Tempo (preparo e conservação)









      ESTRATÉGIAS

Roda de conversa
Cozinha experimental
Músicas
Teatro (vendinha)
Pesquisas em diversas fontes (revistas, livros de receitas infantis, internet, vídeo...)
Recorte, colagem e modelagem
Desenho livre
Alfabeto Móvel
Sucatas 
Brincadeiras: Percepção visual: Esconder uma fruta e a criança deverá adivinhar
Olfativa: Tampar os olhos da criança ela deve adivinhar qual a fruta pelo olfato
Gustativa: Experimentar falando se é doce ou azeda, ou amarga.
Grupo- Cada criança deve falar o nome de uma fruta que conhece
Jogar o dado e ir tirando ou colocando quantidade de frutas ou legumes
que saiu no dado, também se é fruta de árvore ou terra.
Teatro de fantoches das frutas e legumes
                                                                            

 METODOLOGIA

  •  Conversa e registro (desenhos) sobre a alimentação preferida das crianças;

  •  Registro dos alimentos mais consumidos na família;

  •  Identificação de semelhanças e diferenças entre hábitos alimentares dos alunos;


  •  Construção de charadas que misturem informações sobre formas, cores e tamanhos das frutas, verduras e legumes;

  •  Construção de jogo da memória a partir de imagens de frutas, verduras e legumes recortadas pelos alunos;

  •  Identificação de frutas, verduras e legumes através do olfato e tato, utilizando a caixa surpresa;

  •  Análise das obras do pintor Archiboldo Giuseppe e Aldemir Martins que utilizou frutas, verduras e legumes na construção das suas obras;

  •  Solicitar que cada aluno traga de casa uma fruta, verdura ou legumes e conversar sobre as preferências através da degustação;

  • Trabalhar com recorte de frutas, verduras e legumes e pedir que os alunos construam um prato que represente uma alimentação saudável;

  • Utilização da horta para plantação das hortaliças de rápido crescimento, fazendo a avaliação semanal com registro;

  • Palestra com uma nutricionista;

  • Visitar uma feira ou sacolão;

  • Preparar e degustar receitas saudáveis;

  • Promover pesquisas de figuras e dicas de alimentação saudável;

  • Confeccionar um livro de receitas baseado na história “A Cesta da dona Maricota”


 PRODUTO FINAL

            Finalizaremos o projeto com a elaboração de um livro contendo todo o trabalho realizado pelos alunos. Com um momento de degustação das receitas trabalhadas e apresentação dos trabalhos desenvolvidos aos pais.


AVALIAÇÃO

            A avaliação ocorrerá de forma coletiva, com a participação do grupo.        Neste momento os alunos se posicionarão sobre os pontos positivos e negativos do projeto, traduzida em relatos expostos na sala em espaço especialmente organizado e também através de relatório organizado pelas professoras.

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